sexta-feira, março 23, 2007

Visita de estudo

No dia 19 de Março, pelas 9.00 h, saímos da escola para fazer uma visita de estudo ao Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O autocarro era azul e tinha dois andares para caberem as três turmas do 4.º ano.
Fomos para Lisboa pela A2, passámos pela Ponte 25 Abril e parámos junto à Torre de Belém.

A Torre de Belém foi mandada construir pelo rei D.Manuel I, em 1514, em honra do Patrono de Lisboa, S.Vicente. É um monumento de estilo Manuelino. www.mosteirojeronimos.pt
Depois, vimos uma réplica do hidroavião utilizado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, na primeira travessia do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro
O Padrão dos Descobrimentos foi inaugurado em 1960, para comemorar os 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o grande impulsionador dos Descobrimentos.


Depois de entrarmos no Centro Cultural de Belém, visitámos o Mosteiro dos Jerónimos. Foi mandado construir pelo rei D. Manuel I, sob a orientação de Mestre Boitaca. Este monumento é de estilo Manuelino. www.mosteirojeronimos.pt
Almoçámos no jardim em frente ao Mosteiro dos Jerónimos e fomos aos Pastéis de Belém, uma casa muito antiga fundada em 1837.



Cerca das 14.00 h fomos ao Palácio Nacional da Ajuda. Foi mandado construir depois do Terramoto de 1755. Apenas o Rei D. Luís I, a Rainha D. Maria Pia e os Príncipes D. Carlos e D. Afonso ali residiram.
Visitámos várias salas do rés-do-chão e ficámos a saber como a família real vivia o seu dia-a-dia.

Subimos ao terceiro andar e vimos a Sala do Trono. Estava a ser preparado um Jantar de Gala para receber o Presidente da República do Gana.
Das janelas do Palácio apreciámos uma vista fantástica sobre o Rio Tejo.
Turma A - 4.º Ano