quarta-feira, novembro 15, 2006

Adivinhas


Qual é coisa
qual é ela
que nasce grande
e morre pequena?

O que é , que é
que cai de pé
e corre deitada?

Alto está
alto mora
todos o vêem
ninguém o adora?

Qual é coisa, qual é ela
tem coroa mas não é rei,
tem escamas,
mas não é peixe?

Qual é coisa, qual é ela
quantos mais buracos tem
menos rota está?

Os homens me dão governo
E aos homens governo dou,
Se eles se esquecem de mim,
O meu governo acabou.

O que é que é
que passa por todas as casas
sem sair do lugar?

Tenho eu as sete cores,
no céu gosto de as mostrar
não passam duma ilusão
ninguém as pode apanhar?

Uma senhora
muito assenhorada
nunca sai de casa
está sempre molhada.

Qual é coisa, qual é ela
que cai no chão
e fica amarela?

O que é que é
que quanto mais alto está
melhor se chega?

Qual é coisa, qual é ela
que tem focinho de cão,
orelhas de cão e não é cão,
rabo de cão e não é cão?

Pesquisa feita pelos alunos do 2º A